Bandeirantes/MS, 27 de abril de 2025

Redes Sociais

Tenente Portela chama golpe de ‘churrasco’ e diz: ‘quem deu a carne tá me cobrando’

Portela conversou com Mauro Cid / Reprodução Instagram

PF diz que o presidente do PL em Campo Grande era intermediário de golpistas

O tenente Aparecido Portela, conhecido como ”Tenente Portela”, aparece nas investigações da Polícia Federal, que aponta para um plano de golpe de estado, no fim do mandado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em 2022. Em mensagens, o presidente do PL em Campo Grande usa o termo ”churrasco” para se referir à trama. 

Em uma das mensagens interceptadas pela PF, Portela – amigo pessoal de Jair Bolsonaro – conversa com Mauro Cid, ex ajudante de ordens do então presidente. A interpretação da investigação é que o tenente cobrou de Cid quando seria iniciado o levante antidemocrático. 

”O pessoal que colaborou com a carne está me cobrando se vai ser feito mesmo o churrasco. Pois estão colocando em dúvida a minha solicitação”, escreveu Andrade. 

Segundo o Metrópoles, Mauro respondeu: ”vai sim. Ponto de honra. Nada está acabado ainda da nossa parte”.

Portela queria saber data do golpe, diz PF (Foto: Instagram e Geraldo Magela – Senado)

O tenente-coronel Cid completa dizendo que  ”se quiser, eu falo com eles…para tirar da sua conta” e recebe como resposta de Andrade ”se eles vierem aqui em casa, eu ligo, por viva voz  para o senhor. Vamos vencer de alguma forma”, treplicou Portela. 

Entramos em contato com o celular do Tenente Portela, que também é suplente da senadora Tereza Cristina (Progressistas), mas não houve retorno. 

PF interceptou mensagem de Portela para Mauro Cid (Foto: reprodução PF)

Relatório 

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, retirou, nesta terça-feira (26), sigilo do relatório da PF – que contém cerca de 800 páginas – e encaminhou à Procuradoria Geral da República. O Procurador Geral, Paulo Gonet vai se debruçar sobre o caso e avaliar se denuncia os indiciados, arquiva, pede novas investigações ou denuncia parcialmente os investigados. Não há data para isso.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leia Também