Bandeirantes/MS, 12 de maio de 2025

Redes Sociais

Roubos de veículos em Campo Grande diminuem 46% nos primeiros meses de 2025

Ilustrativa (Freepik)

No primeiro trimestre de 2024, foram registrados 56 roubos, neste ano, foram 30

Crimes de furtos e roubos de veículos e celulares em Mato Grosso do Sul diminuíram, e os três primeiros meses de 2025 apresentam um cenário positivo. Números de boletins de ocorrência de roubos de veículos em Campo Grande caíram praticamente pela metade.

Conforme dados divulgados pela Sejusp (Secretária de Estado de Justiça e Segurança Pública), no primeiro trimestre de 2025 – janeiro, fevereiro e março – foram registrados 30 boletins de ocorrência de roubos de veículos na capital, 46% a menos que no mesmo período do ano passado, que foram registrados 56.

Quanto aos roubos de celulares, Campo Grande teve uma queda de 23%. Nos primeiros três meses de 2024, foram registrados 359 boletins na capital, já neste ano, foram 276.

(Giovana Gabrielle, Jornal Midiamax)

Em contrapartida, municípios do interior de Mato Grosso do Sul registraram um aumento de 36% nos crimes de roubos de veículos. Ao mesmo tempo, o crime de roubos de celulares aumentou 10,27%.

(Giovana Gabrielle, Jornal Midiamax)

Duas funcionárias de uma loja de doces, localizada no bairro Moreninhas, em Campo Grande, disseram à reportagem do Jornal Midiamax que o perfil dos criminosos mudou nos últimos anos. “Antigamente eram pessoas mais jovens, hoje em dia tem pessoas mais de idade, algumas vezes até casal”, contaram.

O comércio onde elas trabalham já foi alvo dos assaltantes várias vezes, e o fato de estarem próximo à base policial não espanta os criminosos. Vale ressaltar, que, além da 6ªCIPM (Companhia Independente da Polícia Militar), há a 4ª Delegacia de Polícia Civil ao lado. “Isso não intimida ninguém”, falaram.

Furtos diminuem em todo o Estado

Seja por um aumento no policiamento, ou falta de incentivo em registrar os boletins de ocorrência, os números de furto de celulares e veículos diminuíram em todo o Estado. O Major Wellington Lopes Lafaietty Julião, da 6ª CIPM de Campo Grande, acredita que essa queda nos furtos é resultado das prisões dos assaltantes.

(Major Wellington Lopes Lafaietty Julião – Henrique Arakaki / Midiamax)

“Muitas vezes, os furtos são praticados pela mesma pessoa, ou por criminosos que são recorrentes nessa prática de furtos. Então, quando as pessoas estão detidas, estão presas, a gente percebe uma redução na quantidade de furtos, e quando estão soltos há um aumento”, explicou.

Em 2025, foram registrados 100 casos a menos de furtos de celulares em Campo Grande, em comparação ao mesmo período do ano passado, o que representa uma queda de 17,36% de boletins. Já nos municípios do interior do Estado, o crime diminuiu 4,41%.

No que se refere aos furtos de veículos, a queda é mais expressiva. No ano passado, em Campo Grande, foram registrados 467 boletins de ocorrência, já em 2025, esse número caiu para 365, uma redução de 46% no crime.

(Giovana Gabrielle, Jornal Midiamax)

E as denúncias são a melhor maneira de impedir que esses crimes, por menores que sejam, voltem acontecer. “É de grande importância que a população denuncie, para que a gente consiga ter esse termômetro, esse guia, da onde que a gente tem que atuar”, reforçou o Major Julião.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leia Também