Estudo contará com cerca de 700 voluntários adultos e idosos
A Anvisa autorizou na última terça-feria (1°), o início dos testes clínicos da primeira vacina brasileira contra a gripe aviária, desenvolvida pelo Instituto Butantan. O estudo contará com cerca de 700 voluntários adultos e idosos, distribuídos nos estados de Pernambuco, Minas Gerais e São Paulo. Os participantes serão acompanhados por sete meses para avaliar a segurança e a eficácia do imunizante.
Os voluntários receberão duas doses da vacina ou placebo, com intervalo de 21 dias entre as aplicações, e serão acompanhados por meio de exames e visitas para avaliar a segurança e a resposta imunológica da vacina.
Segundo a Anvisa, entre 2003 e 2024, foram registrados 954 casos humanos em 24 países, resultando em 464 mortes, o que representa uma letalidade muito maior do que a da Covid-19.
A gripe aviária é uma doença viral altamente contagiosa que normalmente afeta aves domésticas e silvestres, mas pode infectar humanos por contato direto com aves doentes ou superfícies contaminadas. Em humanos, os sintomas são semelhantes aos da gripe comum, e o tratamento é feito com antivirais convencionais.
Grupos de risco, como idosos, imunodeprimidos e pessoas com doenças crônicas cardíacas ou pulmonares, podem apresentar sintomas mais graves. A forma mais letal do vírus, chamada Influenza A (H5N1), tem uma taxa de mortalidade superior a 60%.
*Informações CNN