Bandeirantes/MS, 27 de abril de 2025

Redes Sociais

Por que Lula quer tirar Arthur Lira da presidência da Câmara

Ataque do candidato mostra plano por uma coalizão sem o Centrão

No discurso mais importante nesta pré-campanha, o candidato Lula da Silva riscou o chão em relação ao Centrão, o grupo de partidos que apoiou todos os governos desde a volta da democracia, incluindo os do PT. Falando a sem-terras no assentamento Eli live em Londrina, Lula afirmou que “o Congresso Nacional nunca esteve tão deformado como está agora. Nunca esteve tão antipovo, tão submisso aos interesses antinacionais. É talvez o pior Congresso que já tivemos na história do Brasil”.

Em um ataque frontal ao presidente da Câmara, Arthur Lira, líder do Centrão e do bolsonarismo, Lula disse: “O Ulysses Guimaraes que foi figura humana extraordinária, presidente da Constituinte e presidente da Câmara, não tinha 10% da força que tem hoje o Arthur Lira como presidente.
É uma declaração de guerra. Até semanas atrás, mesmo dentro do PT se supunha que um eventual novo governo Lula teria como base o apoio dos deputados Centrão, mesmo que hoje eles estejam com Bolsonaro. O discurso indica que o plano de Lula é formas uma coalização centralizada na aliança do PT com o PSB, com a participação do MDB de Renan Calheiros, o PSD de Gilberto Kassab, o PSDB de Tasso Jereissati e até partes do União Brasil, mas sem o núcleo do Centrão formado por Arthur Lira, Ciro Nogueira e Valdemar da Costa Neto.

O que fez Lula romper foi a decisão de Arthur Lira de formar uma comissão de dez deputados para apresentar um projeto à Constituição instituindo o semipresidencialismo, o sistema de governo no qual o presidente é eleito pelo voto popular, mas comanda apenas a Defesa e as Relações Exteriores. O poder de facto é de um primeiro-ministro aprovado pelo Congresso. Pela versão oficial de Lira, a comissão vai criar um projeto para instituir o novo sistema a partir de 2030. Você acreditou? Nem o Lula.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leia Também