Bandeirantes/MS, 27 de abril de 2024

Redes Sociais

Governo de MG confirma surto da micobactéria pós-procedimentos estéticos em clínica de BH

O governo de Minas Gerais confirmou um surto da micobactéria pós-procedimentos estéticos em uma clínica, no Centro de Belo Horizonte.

Segundo o documento emitido pela Coordenação de Segurança do Paciente e Controle de Infecções na última segunda-feira (25), até o momento, 13 casos estão em investigação, sendo um confirmado para Mycobacterium spp e outro para Mycobacterium abscessus.

As infecções ocorreram após pacientes passarem por procedimento cirúrgico de lipoaspiração de papada.

MPMG abre procedimento

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) abriu um procedimento investigatório criminal para apurar denúncias contra a dentista Camilla Groppo, suspeita de deixar pacientes com infecções graves após cirurgias de lipoaspiração de papada. Ela estava com o registro no Conselho Regional de Odontologia (CRO) desativado desde março.

Segundo o órgão, cerca de 20 mulheres já denunciaram a profissional, que tem uma clínica em Belo Horizonte. Todas relataram problemas causados por uma bactéria.

“Nesse consultório, essas pessoas foram contaminadas em razão de procedimentos inadequados de esterilização de material. […] infelizmente, a gente percebe que profissionais de saúde, pretendendo ter lucro em relação às suas consultas, deixam de fazer as suas obrigações, expõem a saúde das pessoas e provocam lesões corporais gravíssimas”, afirmou o promotor André Sperling Prado.

A Polícia Civil também instaurou um inquérito e está investigando o caso. Pelo menos seis pessoas prestaram depoimento em uma delegacia da instituição. Parte delas foi ao Instituto Médico Legal (IML) fazer o exame de corpo de delito, passo importante para o seguimento das apurações.

“A gente alerta que o exame pericial é fundamental, uma prova fundamental para a constatação do crime de lesão corporal. E serve para auxiliar nas investigações, com o possível indiciamento desta suposta autora e encaminhamento dos autos para o judiciário”, explicou o delegado Alessandro Santa Gema.

Uma mulher que conheceu Camilla pelas redes sociais disse que remover a papada era um sonho antigo. Depois da cirurgia, virou um pesadelo.

“O tratamento é de oito meses a um ano, e eu fiquei internada 14 dias, coloquei 15 drenos no rosto, já colhi várias culturas, várias biópsia… É uma microbactéria que está no organismo, e eu não sei, não sei quando isso vai acabar”, contou.

Clínica fechada

Após as denúncias, a Vigilância Sanitária de Belo Horizonte fez uma vistoria na clínica odontológica, que fica no Centro da capital mineira, para verificar um possível surto de microbactéria não tuberculosa de crescimento rápido. O local foi interditado no último 11 de março.

Vigilância Sanitária de Belo Horizonte fechou clínica odontológica — Foto: Reprodução/TV Globo

Vigilância Sanitária de Belo Horizonte fechou clínica odontológica — Foto: Reprodução/TV Globo

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que a fiscalização constatou algumas irregularidades, como “esterilização inadequada do instrumental utilizado nos procedimentos, além de quantidade insuficiente desses materiais para atender a demanda do estabelecimento”.

Ainda de acordo com a prefeitura, em caso de descumprimento da interdição e reabertura da clínica, pode haver multa de até R$ 9.979.

Registro desativado

Na semana passada, o Conselho Regional de Odontologia afirmou que Camilla Groppo estava com o registro desativado por não ter apresentado o diploma no prazo, que terminou em 5 de março deste ano. Sem cadastro, a profissional não poderia exercer a odontologia, nem mesmo fazer cursos.

Camilla Groppo — Foto: Reprodução/TV Globo

Camilla Groppo — Foto: Reprodução/TV Globo

O CRO informou que o registro dela foi reativado nesta terça-feira (26), após a apresentação dos documentos necessários. No entanto, para a realização de lipos de papada, os cirurgiões-dentistas devem ter pós-graduação, com especialização em harmonização orofacial — o que não foi comprovado pela profissional.

O que diz a dentista

À TV Globo, a defesa de Camilla Groppo mostrou um diploma de graduação em odontologia, concluída em fevereiro de 2022. A advogada dela afirmou que a profissional cumpre todos os requisitos para a realização de lipo de papada, mas não confirmou o curso de pós-graduação.

“Ela tem os cursos que ela realizou, que têm a chancela do MEC. Então, isso é válido… Sobre isso [pós-graduação], a gente não pode se manifestar, porque eu não tive acesso a toda documentação da doutora Camilla ainda, mas ela tem a formação necessária, ela tem diversos cursos”, disse a advogada Caroline Barbosa Arantes Bittar.

Defesa de Camilla Groppo mostrou um diploma de graduação em odontologia — Foto: Reprodução/TV Globo

Defesa de Camilla Groppo mostrou um diploma de graduação em odontologia — Foto: Reprodução/TV Globo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leia Também