Bandeirantes/MS, 26 de abril de 2025

Redes Sociais

Da janela de casa, morador faz registro surreal de eclipse de lua

"Lua de Sangue" atingiu seu ápice às 03h09, horário de MS - (Fotos: Wilmar Carrilho)

Evento astronômico pôde ser visto a olho nu em Campo Grande (MS)

Embora o céu estivesse nublado em algumas regiões de Campo Grande (MS), nos lugares onde as nuvens deram “trégua” foi possível ver nitidamente o espetáculo da lua, na madrugada desta sexta-feira (14), quando o primeiro eclipse lunar de 2025 mudou as cores do satélite natural por alguns instantes em diversas regiões do Brasil.

Da janela de casa, no bairro São Francisco, o fotógrafo Wilmar Carrilho conseguiu fazer registros impressionantes do fenômeno, que pôde ser visto a olho nu na capital sul-mato-grossense. A observação teve início por volta das 01h07 (horário local), quando a sombra da terra começou a ocultar a lua.

Nesse caso, ainda houve o acréscimo da coloração vermelha, que ocorre quando a lua fica posicionada em sua totalidade na parte mais escura da sombra da Terra, chamada umbra, criando o efeito “lua de sangue”, justamente pela cor.

“Lua de Sangue”: o primeiro eclipse lunar total desde 2022

Em menos de 50 minutos após o começo do eclipse, o satélite natural começou a ganhar outros tons, atingindo o ápice da vermelhidão às 03h09. Além de ter sido o primeiro o primeiro eclipse lunar de 2025, este também foi o primeiro eclipse lunar total desde 2022, segundo a Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa).

Conforme o fotógrafo Wilmar, que acompanhou todo o evento astronômico da janela de seu apartamento, localizado no 4º andar de um prédio no bairro São Francisco, a “lua de sangue” pode ser vista sem a necessidade de equipamentos na região.

Ele capturou cada momento da movimentação do fenômeno utilizando uma câmera semiautomática, modelo Nikon Coolpix B700, sem tripé. Veja os registros

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leia Também