Bandeirantes/MS, 28 de abril de 2025

Redes Sociais

Ônibus movido a gás natural começa a ser testado no transporte público de Campo Grande

Testes começaram nesta terça-feira (29) e serão realizados em várias linhas; Objetivo é que reduzir emissão de poluentes

Um ônibus movido a Gás Natural Veícular (GNV) começou a ser testado nesta terça-feira (29) no transporte público de Campo Grande. Confome a prefeitura, o objetivo é aumentar a eficiência do transporte e reduzir as emissões de poluentes.

O veículo é o modelo K 280 IB 4×2, da fabricante Scania, e tem capacidade para transportar 44 passageiros, incluindo pessoas com deficiência (PCD), é equipado com ar-condicionado e câmbio automático. 

O mesmo modelo já passou por bateria de testes em São Paulo, Curitiba e Recife.

o período de testes, o ônibus irá operar em alguns itinerários pré-estabelecidos da cidade e serão avaliados indicadores de eficiência e a viabilidade do Gás Natural Veicular como alternativa ao diesel, considerando as especificidades pontuais, como distâncias, clima e condições de terreno

O ônibus será monitorado em várias rotas, permitindo uma análise abrangente de seu desempenho sob diferentes condições.

O trajeto será iniciado pela linha 082 – Aero Rancho – Shopping. Conforme a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), a escolha desse itinerário levou em consideração os dois terminais de atendimento e as vias sem obstáculos, projetadas para corredores do transporte coletivo.

“Esse é um resultado da parceria da MSGás com a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, o Consórcio Guaicurus e da Scania. Esse ônibus vai reduzir em 90% a emissão de gases de efeito estufa em Campo Grande, além de outros benefícios, como maior comodidade para o passageiro viajar nos vários trajetos”, disse a CEO da MSGás, Cristiane Schmidt.

“Ao iniciarmos os testes do ônibus movido a Gás Natural, estamos dando um passo significativo em direção à inovação e à sustentabilidade no transporte público de Campo Grande. Estamos liderando o Centro-Oeste com esta tecnologia, que não só melhora a qualidade do transporte, mas também garante um futuro mais sustentável para nossa cidade. Esperamos que esses testes tragam resultados positivos e que possamos expandir essa iniciativa, beneficiando nossa população com um transporte mais moderno e confortável”, afirmou a prefeita Adriane Lopes (PP).

Benefícios

De acordo com a prefeitura, entre os benefícios do ônius movido a GNV estão:

  • Ambiental: O uso do GNV pode reduzir as emissões de CO² (aquecimento atmosférico) em até 90%, 97% menos material particulado (doenças respiratórias) e 95% menos NOX (causador da chuva ácida), contribuindo para as metas de descarbonização da cidade.
  • Econômico: A expectativa é que o GNV apresente uma economia significativa em comparação ao diesel, com abastecimento seguro e menos poluente.
  • Social: A população terá acesso a um transporte público mais moderno e confortável, com melhorias na qualidade de vida urbana.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leia Também